• Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • Instagram
  • Youtube

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Revisão & Copidesque


Serviços de revisão de textos e copidesque: correção ortográfica e gramatical; pontuação; coesão e coerência textual; adequação de estilo e padronização de acordo com as normas da ABTN.

Para quem tem dúvida sobre REVISÃO e COPIDESQUE, vou explicar brevemente e, de forma clara, as diferenças entre os dois:

REVISÃO – O revisor faz o básico, digamos. Apenas olha erros de português, digitação e coerência das frases. É o responsável por toda a correção gramatical e de coesão e coerência da obra (erros de português, digitação e incoerência das frases). Ele lê a obra com olhos "técnicos", para que passe o menor número de erros possíveis.

COPIDESQUE (Preparação de texto) – O copidesque faz um trabalho mais profundo, vendo adequações de frases (se está de acordo com o público ao qual o livro se destina), se o assunto que o autor trata está abordado de forma correta, e ele também reescreve pequenas frases quando estão confusas. Vou citar um trecho de uma matéria do Aristides Coelho Neto para vocês entenderem a diferença, porque muitos desconhecem: “Se um texto é mal redigido, com repetições injustificáveis, mal paragrafado, contendo ideias desconexas, primando pela falta de coesão e coerência textual etc., ele deve ser copidescado. No processo de copidesque, o profissional sugere, reescreve, com a finalidade de aprimorar o texto. É nessa hora que o revisor (ou o copidesque) tem de exibir o seu conhecimento conferindo clareza ao trabalho”.

O serviço segue as regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

  • Correção ortográfica, gramatical e de digitação;
  • Correção de excesso e repetição de palavras injustificáveis, ambiguidade, falta de coesão e coerência textual, além de ideias desconexas;
  • Substituição de palavras quando necessário;
  • Formatação de alguns termos em língua estrangeira em itálico; ou em alguns casos específicos em negrito ou sublinhado;
  • Leitura crítica; e
  • Observação de continuidade, fluidez, concisão, elegância e furos na trama preservando as características da obra do autor, dando sugestões com o intuito de ajudá-lo no aprimoramento da mesma.

O autor pode me enviar o texto completo ou em parte conforme o desenvolvimento do enredo.

Primeiramente, faço a revisão, substituindo ou excluindo os excessos, sempre anotando sugestões, que serão indicadas nas partes realçadas no texto que necessitarão de alguma alteração para melhorar a estrutura textual, sempre consultando o autor, cujas modificações ficarão a seu encargo e/ou como preferir. 

Logo em seguida, envio o arquivo conforme o andamento das correções e vice-versa, tudo interativamente. Durante este processo, faço várias releituras trocando ideias com o autor até que o livro seja dado como pronto. Dou todo o suporte necessário quantas vezes for preciso, sem cobrar nada posteriormente.

Para isso é importante que o autor esteja acessível para que essa interação seja possível a qualquer dúvida que possa surgir durante o processo, será através do e-mail, inbox pelo Facebook.

Em meio à troca de informações, correções e releituras de ambas as partes, o prazo sofrerá adiamentos conforme o andamento da obra em questão.

CONHEÇA O TRABALHO

Revisão E Copidesque

Serviços de revisão de textos e copidesque: correção ortográfica e gramatical; pontuação; coesão e coerência textual; adequação de estilo e padronização de acordo com as normas da ABTN. MAIS

Diagramação Digital

Diagramação digital para o Kindle Direct Publishing (KDP), da Amazon e outras plataformas (a critério do cliente). MAIS

Diagramação Gráfica

Diagramação impressa e digital são mídias diferentes e a formatação é diferente. Diagramo para gráficas utilizando o programa InDesign, inclusive para o Create Space (Amazon) e Clube de Autores. MAIS

Leitura Crítica

Um beta reader (ou leitor beta) é aquele que avalia o trabalho do autor antes de ele ser publicado. É uma espécie de leitor teste, que pode ajudar a analisar se determinada história "está pronta" ou se ela ainda precisa de alguns ajustes.
MAIS

SERVIÇOS EDITORIAIS

Relação de sites referentes aos serviços editoriais realizados por outros profissionais. MAIS

Quem Faz

CARLA SANTOS - Vasta experiência na área, realizou trabalhos de revisão e copidesque em diversos gêneros literários para um grande número de autores nacionais. MAIS

Depoimentos de Clientes

Veja os depoimentos de pessoas com quem trabalhei, entre eles: Gisele Souza, M. S. Fayes, Raiza Varella, Glaucia Santos...
MAIS

CONTATO

Entre em contato através do formulário ou e-mail abaixo para solicitar um orçamento ou tirar dúvidas.

EMAIL

contatocarlas@gmail.com

INFORMAÇÕES

⚜ O orçamento é gratuito e sem nenhum compromisso de acordo com o serviço prestado.
⚜ Solicite seu orçamento, enviando seu arquivo (nos formatos .doc ou .docx) para o e-mail contatocarlas@gmail.com, que será tratado com extremo sigilo, assim como todos os acordos até o final do contrato.